Soluções Infraestruturas


A gestão eficaz das infraestruturas e dos recursos tecnológicos e a sua disponibilidade pemanente são hoje factores criticos para o sucesso de qualquer organização. Actualmente, para além dos departamentos tradicionais (vendas, produção, financeiro, etc), o departamento de Tecnologia da Informação é cada vez mais um pilar responsável pela eficiência do negócio e pelos resultados operacionais de qualquer organização. Como tal, é fundamental que estes departamentos disponham das ferramentas e soluções que permitam uma gestão eficaz de toda a infraestrutura, quer ao nivel da monitorização, quer ao nivel da resposta às solicitações da própria infraestrutura e dos respectivos utilizadores.

Através de boas práticas, procedimentos e normas testadas e comprovadas, a resposta a estas necessidades deve ser dada a vários níveis:

  • inventário e cadastro de toda a infraestrutura,
  • monitorização e supervisão,
  • registo de solicitações e gestão do processo de resposta,
  • assistência local e remota.

Com um conjunto de boas práticas a aplicar nas infraestruturas, na operação e na manutenção de serviços como uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes (internos e externos) as soluções Multibase incluem a analise dos processos e a instalação, configuração e integração das ferramentas que permitam melhorar os processos de helpdesk da organização tornando-os mais qualificados e eficientes para responder aos utilizadores (clientes internos) e também qualificar e quantificar a qualidade desses serviços através de recurso a KPIs.

A ferramenta OTRS (Open-source Ticket Request System) Helpdesk e ITSM - IT Service Managment, oferece uma solução para serviços de TI, permitindo ao Serviço de “Service Desk” a implementação de soluções e boas práticas ITIL.



O que pode esperar desta Solução?

A implementação de qualquer solução de negócio online, deve ter como primeiro passo a selecção da plataforma que melhor responde às especificades desse mesmo negócio, analisando desde o esforço de desenvolvimento, as funcionalidades, o custo de alojamento, manutenção e atualização, a propriedade da solução, etc. Fruto da experiência, a Multibase identificou e seleccionou um conjunto de plataformas capazes de responder à generalidade dos requisitos de uma solução de negócio online profissional.

Serviços

Parcerias

O desafio

Uma entidade bancária de presença global precisava de atualizar a sua infraestrutura Cisco em mais de 120 locais incluindo Portugal. A intervenção incluia o levantamento das infraestruturas existentes, a reconfiguração e activação da novas infraestruturas e a desativação de equipamentos obsoletos.


A solução

Com a participação da Multibase em Portugal, uma equipa global, foi responsável pela substituição de mais de 1400 equipamentos em fim de vida garantindo a total continuidade dos serviços e assegurando um serviço de excelência num segmento altamente controlado.

O desafio

A Braincom necessitava de uma ferramenta para gestão dos pedidos dos vários serviços internos e externos assegurando o respectivo tratamento e resposta pelas equipas de suporte respectivas dentro dos prazos e nos moldes para cumprir os critérios de qualidade estabelecidos.


A solução

A Multibase instalou uma solução de gestão de pedidos baseada na plataforma OTRS apta a responder aos vários tipos de pedidos internos dos vários departamentos e externos das várias áreas de negócio. Como esta solução as equipas de suporte estão habilitadas a responder de forma profissional às várias solicitações, melhorando a relação com os utilizadores internos e todo o nivel de serviço na relação com os clientes.

Para além da instalação e configuração base, a Multibase foi responsável pela formação aos utilizadores e operadores assegurando ainda o suporte necessário ao funcionamento de toda a solução.