Solução integrada para gestão de bibliotecas

A gestão eficaz de uma biblioteca deve incluir uma informação actualizada e regular aos seus leitores das novas obras existentes no acervo, de acordo com os interesses manifestados por estes.

A plataforma Koha, solução lider para a gestão de catálogos bibliográficos, não disponibiliza uma funcionalidade de comunicação que de forma eficiente, permita esta notificação.

Para colmatar esta falta, a Multibase desenvolveu uma solução para o envio periódico de uma notificação (sob a forma de mensagem de correio electrónico) com a lista de novas obras catalogadas nos temas de interesse desse leitor.

Os leitores podem seleccionar os seus interesses para efeitos de notificações a partir de um conjunto de temas seleccionados pelo gestor da biblioteca. A mensagem, personalizada para cada leitor, é criada e enviada automatimante pelo serviço de email transacional da Multibase.

Conceitos

Leitor

Utilizador com acesso à plataforma Koha com permissões de consulta de obras;

Administrador

Utilizador com acesso à plataforma Koha com permissões de catalogação e gestão da plataforma Koha

Lista de Assuntos

A Lista de Assuntos Principais é um subconjunto da lista de autoridades (assuntos). Estes assuntos podem ser subscritos pelos Leitores.

Notificações

A Plataforma de Notificações é um serviço online que, de forma periódica e automática, permite notificar os Leitores da existência de novas obras na biblioteca com base numa lista de preferência de assuntos.

Funcionamento

Uma lista de assuntos (autoridades) designados de Assuntos Principais é disponibilizada na plataforma de notificação de modo a que possam ser subscritos pelos leitores. Esta Lista de Assuntos Principais, pode incluir qualquer um dos assunto (autoridades) configurados na plataforma Koha. Por exemplo, esta lista pode incluir os seguintes registos:

Sempre que é criado um leitor na plataforma Koha, o mesmo é criado na plataforma de notificações podendo a partir deste momento, subscrever a sua lista de interesses. Quando o leitor é desativado na plataforma koha, é desativada a subscrição desta lista. Este processo de subscrição ou cancelamento é feito de forma automática.

Os leitores dispõem de uma área de gestão (página web) dos seus assuntos preferidos, bem como a forma de activar e desativar as notificações no seu todo. A qualquer momento um leitor pode aceder a esta área e alterar os assuntos subscritos através de um endereço fornecido com a subscrição e com todas as notificações.

O administrador da biblioteca Koha é igualmente administrador da Plataforma de Notificações koha, podendo efectuar toda a gestão de assuntos, subscritores, mensagens, etc. Com esta funcionalidade, o administrador Koha pode ele próprio, por exemplo, subscrever um leitor a um determinado assunto que pense ser do seu interesse.

Referências

Transportes de Lisboa - Metro